Roer unhas faz mal? Como eu paro?

Cerca de metade de todas as crianças e adolescentes roem as unhas. Muitos adultos que têm o hábito de roer as unhas desenvolveram a mania quando ainda era mais jovens e, simplesmente, nunca pararam.

Pode ser culpa dos pais: os cientistas não têm certeza se o roer as unhas é um problema genético, mas as crianças cujos pais também roem  unhas são mais propensas roerem suas unhas também. Estudos mostram que isso acontece mesmo que os pais se livrem da mania antes mesmo do nascimento do filho.

Às vezes, roer as unhas pode ser um sinal de estresse emocional ou mental. O hábito ou mania tende a aparecer em pessoas que estão nervosas, ansiosas ou se sentindo mal. É uma maneira de lidar com esses sentimentos.

Você também pode se encontrar fazendo isso quando está aborrecido, com fome ou, até mesmo quando se sente inseguro. A maioria das roídas é automática, você faz isso sem pensar.

Razões para parar

Roer as unhas geralmente não causa danos permanentes, mas,  definitivamente,  tem suas desvantagens. Essa mania pode fazer suas unhas crescerem estranhas e, se você danificar o tecido em torno de suas unhas, eles podem parar de crescer da maneira que deveriam. Isso lhe dá unhas de aparência anormal.

Além disso, roer as unhas pode estragar o seu sorriso. Você pode trincar ou quebrar os dentes ao morder as unhas. Ao longo do tempo, a roída das unhas pode até causar problemas no maxilar.

Isso pode deixar você doente. As mãos são um “viveiro” de germes e as unhas são o esconderijo perfeito. Quando você está colocando os dedos na boca várias vezes ao dia, aumenta suas chances de ficar doente. Inclui, também, o dano à pele que você pode causar quando rói suas unhas cria uma maneira fácil para a entrada de germes.

Você pode não perceber uma alteração da noite para o dia, mas com um pouco de tempo e esforço é possível eliminar o hábito de roer as unhas.

Algumas dicas podem ajudar a acabar com essa mania:

Corte as unhas! Se não houver uma pele suficiente para serem agarradas pelos dentes, você desistirá quando tentar.  Revestir as unhas com algo que tenha gosto ruim é, também, uma boa estratégia. Existem esmaltes de unha especiais com um sabor amargo com os quais você pode pintar em suas unhas. O sabor terrível fará você pensar duas vezes antes de você começar a roer.

Gastar dinheiro e tempo em um salão de beleza lhe dará unhas bem parecidas e um motivo para mantê-las assim. Usar luvas pode parecer bobagem, mas se você não conseguir alcançar suas unhas, não poderároê-las. Se as luvas não funcionarem, você pode procurar adesivos feitos para cobrir as unhas – eles podem ter o mesmo efeito.

 Observe o que dispara sua vontade de roer unha

Observe como você se sente ou o que está fazendo quando rói as unhas. Uma vez que você sabe o que faz você começar a roer as unhas, você pode tentar encontrar outras maneiras de lidar com essa mania.

Mantenha suas mãos ou boca ocupadas. Encontre algo para mexer com uma bola de anti-estresse, uma caneta para clicar, masque um chiclete para que sua boca se mantenha ocupada. Concentre sua energia em outro lugar.
A conclusão é que roer unhas faz mal, então use as dicas e pare hoje mesmo!

Roer unhas faz mal

Post navigation