Caso você não seja um esportista e quer apenas praticar exercícios físicos para assegurar sua saúde ou a fim de se sentir melhor dentro da sua roupa, se imaginar no interior de uma academia pode ser apavorante. Apenas de pensar em ter que andar em esteiras, pedalar bicicletas ergométricas, e levantar peso nas academias de musculação pode ser suficiente para fazer você voltar correndo para a poltrona.
Entretanto, algumas das melhores atividades físicas para o seu corpo não exigem que você encontre-se no salão da academia ou que você fique apto o suficiente para correr uma maratona. E estes exercícios conseguem fazer maravilhas para sua saúde. Eles vão ajudar a manter o seu peso equilibrado, melhorarão seu equilíbrio e a amplitude da sua locomoção, fortalecerão seus ossos, irão proteger suas articulações, ajudarão a precaver problemas de controle da bexiga e, até mesmo, a perda de memória.
Não interessa sua idade ou nível de intensidade, estas práticas são capazes de auxiliá-lo a entrar em forma e a reduzir o perigo de moléstias.

Em seguida, listamos para você 5 atividades físicas que são excelentes para se ter uma vida mais saudável

Natação


atividades_físicas Você pode chamar a natação de treinamento perfeito. A eficácia da água de permitir que seu corpo flutue ajuda tirar a tensão das articulações para que você possa mexê-las com mais facilidade. A natação é ótima para indivíduos com artrite, porque não impacta o corpo com peso, dizem especialistas.
Pesquisas revelaram que a natação também pode melhorar o estado mental das pessoas e deixá-las com uma condição emocional melhor. A hidroginástica é mais uma opção. Estas atividades auxiliam você a queimar calorias e fortalecer seus músculos.

Tai Chi


Esta arte marcial da China que concilia movimentos e reflexão é excelente para o corpo e o psicológico. De fato, vem sendo chamada de “reflexão em movimento”. O Tai Chi é constituído de uma porção de movimentos bonitos, uma transição suave entre eles. Como as aulas são oferecidas em muitos graus, Tai Chi é possível – e precioso – para indivíduos de qualquer idade e tipos físicos. É especialmente ótimo às pessoas mais velhas, pois o equilíbrio é um componente primordial da vocação, e o controle é algo que vamos perdendo ao passo que envelhecemos, é o que asseguram especialistas.

Treino de força


treino_força Se você acredita que o treino de força é uma tarefa machista e voltada para pessoas corpulentas, pense outra vez. Alçar pesos leves não aumentará a sua musculatura, porém irá mantê-los fortes. Quando não utiliza os músculos, eles perdem suas forças ao longo dos dias.
O treinamento, de força também ajuda a queimar calorias, uma vez que quanto mais músculo você possuir, mais calorias você queimará, então é mais fácil para manter o peso. Equivalente a outros exercícios, esse treino também pode auxiliar a conservar a função do cérebro por muitos anos.

Caminhada


A caminhada é uma prática leve, contudo eficaz. Isso pode ajudá-lo a se manter saudável, melhorar o nível de colesterol, fortificar seus ossos, preservar a pressão sanguínea controlada, melhorar sua condição psíquica e minimizar o risco de uma sucessão de moléstias (diabetes e enfermidades cardíacas, por exemplo). Alguns estudos afirmaram que, bem como outros exercícios físicos, andar pode até melhorar a capacidade cognitiva assim como evitar a redução de memória ligada à idade.
Tudo o que você necessita é de um par de calçados específicos. Comece a caminhar por cerca de dez, quinze minutos a cada dia. Ao longo do tempo, você pode começar a caminhar mais e mais rápido, até você andar por 30 a 60 minutos diariamente, a cada dia da semana.

Atividades físicas Kegel


Esses exercícios não vão ajudar você a se parecer melhor, contudo eles executam algo muito importante: fortalecem os músculos do apoio pélvico que suportam a bexiga e previnem a incontinência. Ao passo que muitas mulheres estão familiarizadas com Kegels, esses exercícios também conseguem favorecer as pessoas.
Para fazer um exercício de Kegel adequadamente, pressione a musculatura que você utilizaria para prender o xixi. Mantenha a contração por dois ou três segundos, logo após solte. Assegure-se de descansar completamente seus músculos do assoalho pélvico depois da contração. Repita 10 vezes. Busque fazer quatro a cinco vezes todo dia.
Várias das coisas que fazemos para diversão (e emprego) contam como exercício. Limpar o jardim conta como atividade física, dançar também, bem como se divertir com seus filhos ou sobrinhos. No momento em que você estiver fazendo determinado tipo de atividade física por, no mínimo, 30 minutos ao dia e for capaz de incluir 2 dias de treino de força por semana, você pode se considerar uma pessoa ativa.

Atividades físicas: Saiba a respeito
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